Para que o aluno aprenda não basta apresentar-lhe o conteúdo, segundo Zabala (1998, p.37) “ […] é necessário que diante destes possam atualizar seus esquemas de conhecimento, compará-los com o que é novo, identificar semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas, comprovar que o resultado tem certa coerência, etc.” Quando isso acontece o aluno de depara com uma aprendizagem significativa. Enquanto que a aprendizagem mecânica é caracterizada pelo escasso número de relações que podem ser estabelecidas com os esquemas de conhecimento presentes na estrutura cognitiva e, portanto, facilmente submetida ao esquecimento.
O vídeo abaixo é um exemplo de uma aprendizagem significativa, desafiadora; e demonstra que a escola não precisa se preocupar se as crianças aprendem ou não, mas com dar chances às crianças para vivenciarem o que precisam aprender; sentirem que o que fazem é significativo e vale a pena ser feito.
Referência Bibliográfica:
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
oi professora!
ResponderExcluirgostei da ideia e do blog!
Apesar de não trabalhar com a alfabetização, sei que podemos trocar figurinhas!
abraço!