Alguns Resultados... Algumas Falas

No ano de 2004, com o intuito de analisar a funcionabilidade deste trabalho, foi aplicado a crianças que apresentavam dificuldades na aprendizagem. A Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel (Jlle/SC) abriu espaço para pesquisa e formou uma nova turma com 29 alunos que apresentavam dificuldades em apropriar-se do código linguístico, através de um remanejamento de alunos, formando uma nova sala, com o seguinte diagnóstico


Início do Projeto
O Mundo das Letras

Data: 21/05/2004
Total de alunos atendidos:

29
Níveis Conceptuais Lingüísticos
Quantidade
Porcentagem

Alfabético
0
0%

Silábico-Alfabético
0
0%

Silábico
6
21%

Pré-silábico
23
79%




Este grupo de alunos e seus familiares, não possuíam expectativas de aprenderem a ler e a escrever no ano letivo de 2004. O grupo submetido a esta experiência de recuperação era grande, e traziam consigo situações complicadas: a dificuldade em aprender a ler e a escrever, a auto-estima em baixa e consciência desta realidade. Após seis meses de participação na aplicação deste processo de alfabetização “O Mundo das Letras”, o resultado obtido foi este:


Termino do Projeto O Mundo das Letras

Data: 24/11/2004
Total de alunos atendidos:

29
Níveis Conceptuais Lingüísticos
Quantidade
Porcentagem

Alfabético
20
69%

Silábico-Alfabético
5
17%

Silábico
3
10%

Pré-silábico
1
3%




O trabalho “O Mundo das Letras” é um objeto funcional para a criança relacionar grafema/fonema na língua portuguesa propiciando o domínio da hipótese alfabética. Oferece aos professores um novo paradigma sobre o processo de alfabetizar que o possibilita criar situações desafiadoras para seus alunos ao envolver a riqueza do Rei Alfabeto.
Os pais, cujos filhos participaram desta recuperação foram entrevistados* e mostraram-se encantados por esta grande brincadeira que é “O Mundo das Letras”. Estas são algumas de suas falas:

...No início do ano, minha filha não gostava de vir à aula, na outra escola (foi transferida) chegava a apanhar ou então eu oferecia doces ir para a escola, na fila o olhinho enchia de lágrimas. Atualmente às 13:00 h. (a aula iniciava às 14:30h.) está pronta, não aceita faltar, vem contente e não comprada. Mesmo quando preciso que ela fique em casa, não falta e ainda diz: O meu lugar é na escola, é lá que eu aprendo, em casa não tenho nada pra fazer.
Mãe 003

Foi uma evolução fora do normal, acreditava que minha filha ficaria uns quatro anos na primeira série.
Mãe 015

O caderno dela era horrível. Rasgava as folhas sem interesse algum (...) agora enfeita o caderno, conseguiu aprender todas as letras e consegue ler várias palavras.
Mãe 021

Ele aprendeu o alfabeto com os príncipes e as princesas. No final de semana quer brincar de Rei Alfabeto, ele teve muita evolução na aprendizagem.
Mãe 009

(...) como o meu filho gosta de usar uma coroa que a senhora tem aqui, não sei o que o que aconteceu, mas numa semana ele não conseguia memorizar as letras do alfabeto e logo depois de ter mudado de sala já sabia todas as letras.
Mãe 027

Houve mudanças claras na aprendizagem e no comportamento do meu filho, no início ele não sabia nada.
Mãe 010

* Entrevistas realizadas nos meses de setembro e outubro. Estão arquivadas sob os cuidados da autora.