Os personagens desta história....

Os Atores:
Os alunos são os atores desta história, a expressão corporal acontece naturalmente e cada criança representa um personagem da história. A escolha é realizada pelo nome do aluno, pois este é o referencial para a construção do alfabeto.
As vogais ( Princesas) são cinco meninas que possuam a letra que será interpretada no nome. Ex:

PaOla – Princesa O LUísa – Princesa U Emily – PrincesaE ChArmAny – Princesa A LetIcIa – Princesa I


O Rei Alfabeto possui outros critérios para a escolha, mas seu comportamento influência muito na decisão. Aquele menino que demonstra ser inquieto, agitado e muito falante é o escolhido. Representar um Rei não é tarefa para qualquer um e ele passa ter uma grande responsabilidade neste processo de alfabetização, pois o comportamento de um Rei deve ser exemplar.
Os alunos que representarão as consoantes (Príncipes) possuem a escolha também através no nome e em alguns casos do sobrenome. Como geralmente nas salas não há meninos suficientes para os dezoito Príncipes, algumas meninas assumem esse papel sem problema algum. Ex:



          Stefanie – Príncipe S

Todo aluno recebe uma coroa. Quem não representa um Príncipe, uma Princesa ou o Rei, assume o papel de mensageiro e tem a função de auxiliar o Rei Alfabeto.

As Coroas

As coroas são confeccionadas em cartolina e papel laminado, todos os alunos interpretam um papel nesta história, todos recebem uma coroa . As letras são no formato das letras de forma e há diferenças nas cores:
  • Princesas – vermelho
  • Príncipes – azul
  • Príncipes K, W e Y - verde. Por quê? É comum a criança no início do processo de alfabetização fazer a troca do "CA" pelo "K", por isso esses príncipes são apresentados como primos das princesas,  grandes amigos e não são candidatos a um enlace matrimonial.  Assumem o papel de consultores reais, ajudam o Rei Alfabeto nas grandes decisões e  aparecem em palavras muito especiais como os substântivos próprios e algumas palavras estrangeiras adotadas em nosso vocabulário como kiwi, wafer,etc.
  • Mensageiros – sem letras nas coroas
São guardadas no armário e o aluno somente pode levá-la para casa no final da história, por isso cada um cuida da sua coroa, pois nenhum aluno quer levar uma coroa descuidada para mostrar a seus familiares. A Coroa do Rei Alfabeto é enfeitada com a riqueza do Mundo das Letras, palavras de todos os tamanhos, fáceis e difíceis, pois é dono de uma grande fortuna. Essas palavras são recortas pelos alunos.

O Rei e o Mensageiro

            Todos os alunos devem receber uma coroa, aparentemente é uma material construído com simples papel, mas para esses pequenos são importantes, pois ao usá-las deixam de ser alunos comuns e passam a ser príncipes e princesas.

O Alfabeto
            Toda sala de alfabetização possui um alfabeto em exposição para que a criança tenha facilidade em aprender todas as letras. Geralmente este alfabeto utiliza palavras chaves como referencia. Alguns são comuns como:
A – Abelha
Nesta metodologia de alfabetização o alfabeto é construído com as fotos dos alunos, tendo como referencial a letra que ele irá dramatizar durante o ano.



O Livro
Tudo começa no inicio do ano, com a narração da professora, e o aluno interagindo na história O Mundo das Letras. Para enriquecê-la, a sua criadora (Giani M. S. de Oliveira) com a ajuda de outra professora (Márcia Regina Evaristo) escreveram a história em um livro em que cada página conta as peculiaridades de cada letra. Após as atuações cada um ilustra o seu livro, no final do ano eles o levam para casa a história do qual foram atores.




O Baú
Há neste trabalho um portal mágico entre o nosso mundo e o Mundo das Letras, um presente enviado pelo Rei Alfabeto, um Baú Mágico, portal entre o nosso mundo e o Mundo das Letras. Neste baú o Rei Alfabeto envia um pouco da sua fortuna através de histórias para serem lidas ou dramatizadas, músicas, livros, jogos, etc. Proporcionando ao professor desenvolver atividades desafiadoras ao utilizar a riqueza do Mundo das Letras enviada pelo Rei Alfabeto através do portal mágico, o baú.


Este trabalho pode ser desenvolvido durante o ano todo, enquanto as Princesas não decidirem com quem irão casar-se. Percebe-se que há um grande interesse em conhecer o final da história e uma grande torcida também. O final é surpreendente, algumas crianças ficam chocadas com a decisão das Princesas, mas concordam que elas possuem razão.